Sociedade Cultural Brasilitália – 43 Anni
Auguri Brasilitália. A Sociedade Cultural Brasilitália de São Bernardo do Campo congrega italianos, descendentes e aficionados, completou ontem (21 de abril), os 43 anos de existência.
A entidade é privada e sem fins lucrativos, e os associados adotam o voluntariado nas suas ações. Foi idealizada e fundada pelo saudoso Comendador Carlo Pega e mais 15 italianos que almejavam constituir um Circolo Italiano na cidade, destinado ao entrosamento entre os familiares da já então à época numerosa colônia para continuação das tradições e costumes das origens. Assim, dita reunião ocorreu no dia 28 de novembro de 1.973, na sua residência,já criteriosamente registrada como Ata nº 01, às fls. nº 01, do Livro de Atas nº 01, decidindo ultimar os detalhes para a constituição da entidade e demais exigências legais.Os assuntos de todas as reuniões foram anotados no referido livro de ata, desde a primeira e até a décima, em 21 de abril de 1974, quando foi oficializada com a sua fundação.
A data escolhida foi a mais adequada, pois 21 de abril, justamente o dia da fundação de Roma – Capital da Itália, a Cidade Eterna, em 753 A.C. e, de Brasília – Capital Federal do Brasil, Capital da Esperança, em l960, e essa memorável data representou os italianos e os brasileiros, e propriamente a entidade, formando assim o tríduo comemorativo de grande significado. A entidade integrada por italo-brasileiros, elegeu a primeira Diretoria, cabendo a Presidência ao Comendador Carlo Pega. A sede foi provisoriamente abrigada por benemerência dos Irmãos Borsato, Angelo e Giuseppe, no prédio comercial da Rua Jurubatuba, nº 345, no 1º andar, da loja de móveis, sendo instalado o Curso de Italiano, servindo ainda como ponto de reuniões dos associados. .Foram realizadas muitas festas, jantares, comemorações, reuniões de trabalho e de planejamento para o futuro da entidade, inclusive a busca para a sede própria. O tempo passou e, em 1.978, com a força da Diretoria e dos associados, o Prefeito Dr. Antonio Tito Costa, concedeu o Direito Real de Uso do terreno para a construção da sede,através da Lei nº 2.331, de 12 de junho de l.978. A grande vitória ainda dependia da maior realização, a construção da sede à Rua Dr. Baeta Neves, nº 232, Bairro Baeta Neves. Com o espírito de fervor, benemerência e de aspiração para a construção da sede, a Diretoria e os associados não mediram esforços para a conclusão das obras, cuja inauguração se deu em 15 de agosto de l.982, sob a Presidência do Sr. Alfredo Todesco.
Assim, em 2017, se comemora os 35 anos de sua inauguração. No dia 30 de outubro de 2.012, em memorável solenidade realizada na sede, com descerramento de placa e homenagens ao Comendador Carlo Pega (in memoriam), Sr. Alfredo Todesco, Dr. Antonio Vanzella e Dr. Antonio Tito Costa, a efeméride foi condignamente comemorada. O Curso de Italiano funcionando desde 1.974, é a menina dos olhos da entidade, pois já formou milhares de alunos, constituído por renomados Professores formados em universidades italianas e plenamente capacitados para o ensino, em todos os níveis.
O tempo urge e, nos seus 43 anos, a entidade necessita de administração moldada aos tempos atuais e a granjear novos associados para renovação do quadro associativo com a participação dos jovens. Assumindo esse dentre outros o maior desafio do signatário, pois foi eleito Presidente em 15 de março último, imbuído dos melhores propósitos para cumprir o calendário para o cultivo da cultura, costumes, tradições e relações ítalo-brasileiras. Na oportunidade, cabe a conclamação a todos para a realização do grande sonho – a fundação do Museu da Imigração Italiana, em homenagem às primeiras 17 famílias que aqui chegaram em meados de outubro de l.877, e outras, portanto há 140 anos.
Fica aqui o convite para visitas à entidade e consultas sobre o Curso de Italiano e das relações institucionais entre os dois países, em todos os aspectos pois serão recebidos com muito prazer. Apareçam.
*Luiz José Moreira Salata, é Advogado e Presidente da Sociedade Cultural Brasilitália.