Dia dos Pais - Mensagem do Dia de São José
São Bernardo do Campo, em 17 de março de 2.017.
Prezados (as) Amigos (as),
A SOCIEDADE CULTURAL BRASILITÁLIA, por seu Presidente LUIZ JOSÉ MOREIRA SALATA. através da COMISSÃO ORGANIZADORA DE EVENTOS DO MOMENTO ITÁLIA-BRASIL, cumprimentando Vossa Senhoria e família, anotamos o registro no calendário religioso e italiano no dia 19 de março, o “Dia de San Giuseppe”, data em que se comemora na Itália a “Festa del Papà” também chamada de “Festa Del Babbo”, ou seja, o “ Dia dos Pais”, na Itália.
Na oportunidade, a entidade ítalo-brasileira expressa toda satisfação e alegria ao relembrar essa data comemorativa, cumprimentando a todos os “Papàs” italianos, descendentes e brasileiros, fazendo votos de uma passagem feliz ao lado dos familiares. A origem dessa comemoração se deu seguindo a literatura cristã, pois Giuseppe, Pai Putativo de Jesus, esposo da Virgem Maria, Mãe de Jesus e Patrono da Igreja Universal, é portanto a figura que mais se molda para representar os Pais, por isso de longa data os italianos adotaram dita celebração no dia 19 de março, como sendo o Dia dos Pais.
“San Giuseppe”é considerado o Santo Protetor não apenas dos Pais, mas também dos trabalhadores, lavradores, marceneiros, e em especial dos pobres e oprimidos, pois segundo a tradição os indefesos têm direito ao Santo mais importante da Cristandade, por sua fé e força divina.
Nos registros da Imigração Italiana de São Bernardo do Campo, consta que muitas famílias trouxeram nos seus pertences os Santinhos de “San Giuseppe”, para protegê-los na viagem de vinda para a Nova Terra – Brasil, e muitos dos seus descendentes conservaram a relíquia e sempre enaltecendo a grande fé e devoção que por ele tinham os seus Nonnos e Nonnas.
Na Itália, as comemorações consistem no Fogo do Falò, um grande fogo aceso como se fosse as fogueiras das festas juninas, feitos principalmente nas áreas rurais, pois a data coincide com o final do inverno, quando os camponeses queimam o terreno para preparação da chegada da primavera.
Como na Itália não existe festa sem comida, comemora-se a data saboreando a zeppola, doce tradicional de várias partes do país, e que se tornou atração e símbolo na “Festa Del Papà”, feito frito e geralmente coberto com creme e açúcar de confeiteiro e, dependendo da região recebe cobertura de chocolate, cereja ou qualquer outro gostoso ingrediente.
Aproveitamos da oportunidade para agradecer a atenção, o prestígio e consideração que têm dado à nossa entidade, aguardando a visita de todos à nossa sede.
Auguri Papà.
Atenciosamente.
LUIZ JOSÉ MOREIRA SALATA
Presidente da Diretoria Executiva